terça-feira, 3 de agosto de 2010

Oração do Matuto


Ói Deus,
nóis tá sempre pedindo as coisas pro Sinhô.

Nóis pede dinhero
nóis pede trabaio
nóis pede pra chovê
e se chove demais
nóis pede pra pará
mode a coiêta num afetá.

Nóis pede amô
nóis pede pra casá
pede casa pra morá
nóis pede saúde
nóis pede proteção
nóis pede paiz
nóis pede pra dislindá os nó
quano as coisa comprica,
mode a vida corrê mió.

Quano a coisa aperta nóis reza
pedindo tudo que farta
é uma pedição sem fim
e se as coisa dá certo
nóis vai na igreja mais perto
e no pé de argum santo
que seja de devoção
nóis dexa sempre uns merréis
e lá nos cofre da frente
nóis coloca mais uns tostão.

Mais hoje Meu Sinhô
bateu uma coisa isquisita
e eu me puis a matutá
nóis pede pede e pede
mas nóis nunca pergunta
comé que o Sinhô está
se tá triste ou contente
se precisa darguma coisa
que a gente possa ajudá
e por esse esquecimento
o Sinhô há de nos descurpá.

Ói Deus, nóis sempre pensa
que o Sinhô não precisa de nada
mais tarvêz não seja assim
tarvêz o Sinhô precisa de mim
sim ... o Sinhô precisa, sim
precisa da minha bondade
pecisa da minha alegria
precisa da minha caridade
no trato com meus irmão.

Nóis somo o seu espêio
nóis somo a sua Criação
nóis num pode fazê feio
nem ficá fazendo rodeio
nem desapontá o Sinhô
nem amargá o seu sonho
que foi um sonho de amô
quando essa terra todinha criô.

Ói Deus, eu prometo
vo rezá dotro jeito
vo pará com a pedição
e trocá milagre por tostão
tarvez inté peça uma graça
mas antes eu vo vê direitinho
o que é que andei fazendo de bão
e se nada de bão encontrá
muito vo me envergonhá
e ainda vo pedí perdão .


Fátima Irene Pinto

40 comentários:

Marilu disse... [Responder]

Querida amiga, esse poema retrata toda a verdade, só pedimos...na maioria das vezes nem agradecemos...e muito menos perguntamos se ele precisa de algo. Linda oração...Beijocas

Yo Neris disse... [Responder]

Muito envergonhada estou eu, por não ter passado aqui antes para pegar meu presentinho tão fofo.
Jura que me perdooa, por favor, por favor
Beijinhos

Majoli disse... [Responder]

Oi minha linda amiga, que delícia essa oração, jamais nesse "caipirês", ficou assim tão de coração, que até me emocionei.

A gente pede tanto, tanto e muitas vezes esquecemos de que pra merecer algo, muito temos que fazer pra agradar a Deus.

Beijos com muito carinho e saudade de você.

angela disse... [Responder]

Muito linda essa reza do matuto e muito sábia também.
beijos

legalmente loira... disse... [Responder]

Lindo,maravilhoso...amei amiga.
Amizades....
São feitas de Pedacinhos.
Pedacinhos de tempo
que vivemos com cada Pessoa...
lindo dia com bjos.

FatimaGuerra disse... [Responder]

Querida

Postagem encantadora !
Aliás, Deus é tão generoso, que ainda se manifesta através de nós, de diferentes maneiras, inclusive na inspiração que nos dá.
Agradeço sua gentilíssima visita,
deixando meu beijo e meu carinho.
Adorei visitar vc.
Fátima Guerra

Kelly Stein disse... [Responder]

Que fofo... reflete com palavras singelas um coração puro. Adorei.
Bjs

FABIOTV disse... [Responder]

Olá, tudo bem? Atualmente, essas orações pelo interior está mudando.. Cada vez mais, a Igreja Evangélica avança nos chamados "grotões" do Brasil.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Cissa Branco disse... [Responder]

Fátima,

Adorei a oração do matuto. Beijos e boa quarta

gabyshiffer disse... [Responder]

Nossa que oração maisi fofinha!
E é a mais pura verdade né
isso que eu chamo de sabedoria pai d'égua...
a gente primeiro tem que olhar o que faz de bom antes de pedir
:)
Obrigada pelo carinho da sua visita, e por ter ido no meu portatudoaqui
nele tem o meu trabalhinho de todos os dias...
faz o empadão sim vai ficar super gostoso eu já fiz
e amiga, tenho feito tantas receitas que vc nem imagina viu
pode confiar que o que eu coloco lá é por ser bom dimais
Continue indo viu, eu agradeço muito
:)
Q o seu dia seja iluminado e feliz
Beijos na alma!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder]

AGRADEÇO E PEÇO TODOS OS DIAS!

Wanderley Elian Lima disse... [Responder]

Oi Fatima
Bela oração, a gente sempre pede, mas quase nunca perguntamos se merecemos.
Bjs

Pelos caminhos da vida. disse... [Responder]

É a mais pura verdade essa Oração.

Hoje mesmo estou pedindo para a garoa e o frio ir embora, já fazem 4 dias que está assim, nunca vi frio igual a esse tá demais amiga.

beijooo.

Fátima disse... [Responder]

Essa bela oração em forma de poesia é de encantar, pela realidade contida em todas as linhas, pela "gostosura" que é ler nesse jeito caipira. É linda!
E mais uma xará...rs

Beijos meu

gabyshiffer disse... [Responder]

Ah olha,
tem selinho pra vc no meu blog
beijos

Lilá(s) disse... [Responder]

Esta tendencia para pedir...
Linda a oração.
bjs

chica disse... [Responder]

Que lindo modo de rezar, conversando, sem palavras inventadas por outros e ainda...AGRADECENDO. LINDO!LINDO!beijos,tudo de bom,chica

Ju Fuzetto disse... [Responder]

Muito bonito!!!


Beijos linda

Everson Russo disse... [Responder]

Temos mesmo que mais pedir perdão,,,alias,,,pedir perdão e agradecer sempre,,,o simples fato de acordarmos a cada dia...beijos querida e um dia de paz pra ti.

Fla disse... [Responder]

Que bonito, não conhecia.
Bjs

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse... [Responder]

Palavras puras e verdadeiros, oração que todos nós deveríamos fazer!

beijos

Simone Aline disse... [Responder]

Que linda oração Fátima! Chega a emocionar! Coisas de um coração de "interior"! Ah, se todos fossem assim...
Bjão

P.S.:O prêmio que eu já peguei (e amei!) eu irei publicar domingo, ok? Bjks

Noemia disse... [Responder]

Sensacional!
Somos iguais ao matuto tantas vezes , não é mesmo?!
Muito prazer, li ser comentário no blog da vovó Noemia e tratei de conhecê-la, sou muito curiosa!
Quanto ao nome das minhas Anas, foi idéia da minha falecida mãe, e meu marido é bem sossegado quanto a esses detalhes, mas não me arrependo e elas tbém curtem o nome...
Muito prazer, voltarei mais vezes prá visitar, seu espaço é muito legal!

Everson Russo disse... [Responder]

Beijo carinhoso de otimo final de semana pra ti querida,,,paz e serenidade sempre....

Pelos caminhos da vida. disse... [Responder]

O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada depende dos que seguem conosco!

(desconheço autoria).

Fim de semana de luz, paz, amor, saúde.

beijooo.

Anônimo disse... [Responder]

Eu me encaixo nesta oração de corpo e alma... até pq. o MINEIRÊS dialeto dos mineiros, diz tudo nenão? Pq. nós temos o dom de criarmos palavras completamente estranhas que reduzimos e com total sutilezas mandamos os recados certos...tipo... Ouuuu trem bão sô!!! E tudo colocamos no diminuitivo...até qdo estamos com raiva... sai tudo de ma forma meio que "comendo pelas beradas", tipico de todo bom caipira... Seja das Minas, Sampa, enfim... a pureza e sutileza das palavras nesta oração nos faz refletir de como é bom sermos mais SIMPLES sem fazermos caras e bocas..Minha essência é do interior por mais q. esteja por anos na cidade grande, carrego comigo uma nostalgia boa de como fui uma menininha caipira que chupava chupetas debaixo da mesa da minha mãe...Ouuuuuu trem bão sô !!!!Bjits tb.adorooooo você tem a sensibilidade de perceber qdo estou bem ou mal... Meio q. mãezona ou irmãzona ...sei...

... "gigi"... disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
legalmente loira... disse... [Responder]

querida amiga, lindo final de semana com bjos.

Geisa Machado disse... [Responder]

Êta matuto sábio, né?
Fátima querida, não precisa me agradecer pela indicação no The Best (aliás já deixei um comentário lá no seu post), eu acho o seu blog muito bom de verdade. Pode contar com o meu voto.
Um ótimo domingo pra vc!
Bjussss

Pelos caminhos da vida. disse... [Responder]

Viva intensamente a aurora de cada dia.
Faça de cada momento um devaneio contínuo.
Torne-se mais e mais forte.
Sonhe...

E conquiste seus sonhos.
Acorde a cada amanhecer com a certeza de que tudo poderá acontecer.
Sorria...

E consiga todos os bens que o sorriso pode lhe dar.
Pois sempre que você sorrir uma estrela irá brilhar.
Supere-se...

Seja melhor do que você já é.
Conquiste superioridade a cada dia.
Faça tudo o que você quizer.
Brilhe...

E seja brilhante até nos passos em falso que a vida dá.
Tente, tente até conseguir o que quer.
Brilhe o máximo que você puder.
Ame...

Pois o amor é fundamental.
Tenha sempre alguém ao seu lado no caminho pois, como dizia o poeta:
-É impossível ser feliz sozinho!

(texto da net).

Uma linda semana pra voce!!!

beijooo.

Felina Mulher disse... [Responder]

Muito linda a oração do Matuto, esta é a verdadeira maneira de falarmos com Deus, do nosso jeitinho e muitas vezes ou na grande maioria, sempre estamos pedindo, pedindo e acabamos esquecendo de agradecer.

Um beijo minha linda.

legalmente loira... disse... [Responder]

querida amiga vim deixar meu beijinho...

JOANA CAMPOS disse... [Responder]

Oi Fátima, sumimos uma da outra né? vim te visitar e encontro essa ORAÇÃO linda do matuto, pior que é desse geitin mesmo num é? rsrsrsrs

Beijos amiga, e vai-me-ver-tbém....tiespero com café quentinho!

Beijos

Joana Campos

... "gigi"... disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
Ceiça Frota disse... [Responder]

Que oração mais legal! Acho que temos que aprnder a agradeçer por td!
Bjs

Taia Assunção disse... [Responder]

Tem promoção lá no blog, uai sô. Beijocas!

Mari Amorim disse... [Responder]

Fatima amada,
saudade
gosto muito de seus escritos,ele me remete a realidade.Obrigada,pelo carinho,sempre presente em sua presença.Paz,saúde e sucesso!
Boas energias,
Mari
Ps.O Luizão fugiu?

Ana Cristina disse... [Responder]

Olá, obrigada pela sua visita, volte sempre! É benvinda em meu blog. Tenha um lindo fim de semana!
Bjsss

Anônimo disse... [Responder]

Obrigada pela visita e comentários ao nosso blog! Tenha um excelente fim de semana! Bjusssss
Cristina & Mikelle

Unknown disse... [Responder]

Palavras simples, mas de grande reflexão. Parabéns.















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails