sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Palíndromo....interessante,tem ligação com Capicua...e com Neuróbica.

Na postagem abaixo, citei que era apenas pura informação para enrriquecer conhecimentos...porém pesquisando um pouco mais, acabei descobrindo que a coisa vai muito mais além, e é muito proveitosa , interessante e aplicativa. Prestem atenção . ..

Palíndromo: é uma palavra ou frase que pode ser lida da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda, sem que o significado seja alterado. Esse termo vem do grego: palin, que significa: de novo e dromos, que significa: corrida. Isto é, correr de novo, correr para trás, andar de novo o caminho já andado para a frente
.
Ex: . socorram-me subi no ônibus em Marrocos. (Não se considerando o acento e a letra maiúscula de Marrocos,) a frase é lida sem alteração, da direita para a esquerda.

Outros também conhecidos são: Roma me tem amor.
A droga da gorda.
O céu Sueco.
A torre da derrota, etc...

Há palíndromos simples como: arara, Ana, oco, mirim, radar, medem, somamos, siris, erre, sapas, ama, osso, Ada, rir etc. ( mesmo lida da direita para esquerda, não muda o significado)

Quando a palavra, ao ser lida, muda o significado, é chamada de bifrente simétrica. Alguns exemplos: males=selam; sina=anis; alisa=asila; sapos=sopas; livres-servil; socos=ocos; avara=arava; rodo=odor; marrom=morram; orar=raro; amora=aroma;somar=ramos; edil=lide; lota=atol; ator-rota etc. Os dois casos citados, servem de base para exercícios neurológicos, chamados Neuróbica.

NEURÓBICA: atual descoberta dos cientistas e geriatras, que ajuda a retardar ou evitar o mal de Alzheimer.
É praticada exercitando-se a parte pouco trabalhada do nosso cérebro: ler palavras da direita para a esquerda, andar para tráz, ler no espelho, ver fotos de cabeça para baixo, e outras mais. Essas são algumas curiosidades dos palíndromos. ( J. F. Heiman)

Espero que a postagem tenha sido proveitosa para vocês ,seguidores do nosso blog, como foi para nós, trupe do quesaudadedaamelia, e aproveitamos para dizer que esperamos de vocês sugestões do que gostariam de encontrar no blog .

Vou começar imediatamente a praticar os exercícios para desenvolver o outro lado do meu cérebro, pois o usual eu acho que já está pifado. Odafip....

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder]

Achei muito interessante ver esse tema sendo abordado, estou no último ano de medicina, vou me especializar em NEURO, e estou exatamente fazendo um estudo sobre desenvolvimento e expeculação da parte que chamamos de "adormecida" do cérebro, onde um dos exercícios usados com muito resultado é a Neuróbica.Esse aliás, deveríamos todos fazer, pois é um ótimo estimulante cerebal. Sou assíduo visitante do blog, mas não tenho contas para me colocar como seguidor.
Não sabia da Capicua, muito interessante.
Gosto da variedade de assuntos abordados, e inclusive estou curtindo e valorizando muito mais o colinho da minha mãe, me fez pensar no meu comportamento como filho, obrigada.( referente a comentario cronica Maternidade....).
Fabrício ( São Paulo)

Cissa Pigatto disse... [Responder]

É Jôselita... acho bom você começar a se exercitar mesmo... srsrsrs!! Sabe, né, vai chegando perto dos 80... e a memória vai ficando mais fraca..srsrsrsrsr
Falando sério... super legal! Eu recebi um teste super legal também outro dia, (acho que foi vc mesma que me mandou, não lembro). Olha só: Mova seu pé direito em sentido horário →
fazendo círculos, e agora, sem parar, faça um número 6 com o dedo indicador da mão direita!!!
Conseguiu?? ahahah

Fatima disse... [Responder]

Consegui sim, mas depois de muita concentração...caso contrário, sem perceber já mudamos o sentido do círculo com os pés.
Ai...ai...ai... tipo se falar não consegue andar... se ler uma placa de transito passa para a pista contrária... e por aí vai. Vamos exercitar muuuuito nosso cérebro.Orberéc..















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails